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Como disputar um chargeback

O que é um chargaback?



Um chargeback ocorre quando o titular de um cartão de crédito contata o banco para solicitar o cancelamento de uma compra, essa ação resulta em um reembolso forçado ao consumidor. Esse processo pode ocorrer o por diversos motivos e podem ser extremamente prejudiciais para os vendedores. pois existem limites de taxa de chargeback, determinados pelas bandeiras (Visa e Mastercard), que se ultrapassados pelo vendedor, podem levar a multas ou até descredenciamento.

O que fazer quando receber um chargeback?



Após receber uma notificação de chargeback, você tem um prazo de 4 dias corridos para contestar a solicitação e apresentar a documentação que invalide a contestação. Para abrir uma disputa na Dom Pagamentos, siga os passos abaixo:

1 Acesse o link https://conta.dompagamentos.com.br e faça login;

2 Cliquei em "Transações" > Selecione o status "Em disputa" > Selecione "Em disputa" ;



3 Abra a transação desejada e clique em "Disputa";



4 Envie os arquivos e clique em "Enviar";



É fundamental ter um cuidado especial ao preparar a defesa, especialmente considerando a importância das bandeiras e sua rigorosidade, revise o documento para garantir que não faltou nenhuma informação importante e que todas as provas estão anexadas corretamente.

Documentações necessária para defesa



Evidência de que a compra foi feita por meio de cadastro com senha, em um dispositivo ou IP registrado;
E-mail de confirmação de venda;
Política de vendas detalhada;
Comprovante de entrega do produto ou da prestação do serviço com assinatura;
Documentos que comprovem que o portador do cartão foi informado e aceitou as políticas da venda e cancelamento;
Nota Fiscal do produto ou serviço;
Comprovante de cancelamento ou reembolso da venda.

Lembrando que o envio da documentação não garante que o chargeback será coberto. As documentações listadas são informações para a chance de defesa e disputa. Por isso, é importante que o vendedor forneça o maior número possível de dados. Se todo esse processo houver uma decisão favorável à empresa, o valor voltará automaticamente para a conta.

Atualizado em: 02/10/2024

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