Em que situações a Dom Pagamentos pode fazer um reembolso da minha venda?
O reembolso pode ser processado nos seguintes casos:
Solicitação dentro do prazo de 7 dias da garantia: Conforme o Código de Defesa do Consumidor do Brasil, os compradores têm o direito de desistir da compra nos primeiros 7 dias e solicitar o reembolso. Eles podem contatar diretamente o lojista por meio das informações fornecidas no e-mail de confirmação da compra ou a equipe de suporte da Dom Pagamentos para efetuar essa solicitação, desde que esteja dentro do prazo.
Alerta de chargeback potencial: Um chargeback é diferente de um reembolso, pois é iniciado pelo banco do cliente. Para evitar possíveis chargebacks, a Dom Pagamentos pode receber alertas indicando a probabilidade de um ocorrer. Nestes casos, por precaução, a venda pode ser reembolsada para evitar impactos negativos.
Suspeita de fraude: Se houver indícios de atividade fraudulenta em uma venda, como o uso de múltiplos cartões de crédito ou padrões de compra suspeitos, a venda pode ser cancelada e reembolsada para prevenir fraudes.
Produtos proibidos: Vendas de produtos proibidos, de acordo com os termos de uso da plataforma, serão reembolsadas, e a conta pode ser bloqueada.
Considerações Finais: Entendemos que a necessidade de cancelar e reembolsar vendas ou enfrentar chargebacks pode ser frustrante. No ambiente de vendas online, isso é comum. Vender produtos digitais tem a vantagem de não envolver custos de envio físico, como ocorre em e-commerces de produtos físicos.
Recomendamos que você considere uma porcentagem das vendas para reembolsos por desistência (entre 3% e 10%) e uma porcentagem ainda menor para chargebacks ou suspeitas de fraude (de 0.2% a 1%). Isso ajuda a precificar seus produtos considerando esses possíveis cenários, permitindo que você se concentre no crescimento do seu negócio.
Actualizado em: 17/04/2024
Solicitação dentro do prazo de 7 dias da garantia: Conforme o Código de Defesa do Consumidor do Brasil, os compradores têm o direito de desistir da compra nos primeiros 7 dias e solicitar o reembolso. Eles podem contatar diretamente o lojista por meio das informações fornecidas no e-mail de confirmação da compra ou a equipe de suporte da Dom Pagamentos para efetuar essa solicitação, desde que esteja dentro do prazo.
Alerta de chargeback potencial: Um chargeback é diferente de um reembolso, pois é iniciado pelo banco do cliente. Para evitar possíveis chargebacks, a Dom Pagamentos pode receber alertas indicando a probabilidade de um ocorrer. Nestes casos, por precaução, a venda pode ser reembolsada para evitar impactos negativos.
Suspeita de fraude: Se houver indícios de atividade fraudulenta em uma venda, como o uso de múltiplos cartões de crédito ou padrões de compra suspeitos, a venda pode ser cancelada e reembolsada para prevenir fraudes.
Produtos proibidos: Vendas de produtos proibidos, de acordo com os termos de uso da plataforma, serão reembolsadas, e a conta pode ser bloqueada.
Considerações Finais: Entendemos que a necessidade de cancelar e reembolsar vendas ou enfrentar chargebacks pode ser frustrante. No ambiente de vendas online, isso é comum. Vender produtos digitais tem a vantagem de não envolver custos de envio físico, como ocorre em e-commerces de produtos físicos.
Recomendamos que você considere uma porcentagem das vendas para reembolsos por desistência (entre 3% e 10%) e uma porcentagem ainda menor para chargebacks ou suspeitas de fraude (de 0.2% a 1%). Isso ajuda a precificar seus produtos considerando esses possíveis cenários, permitindo que você se concentre no crescimento do seu negócio.
Actualizado em: 17/04/2024
Atualizado em: 17/04/2024
Obrigado!